Minicursos

16 de novembro – 8h30 às 12h30

 

Minicurso I - Softwarização em Redes: Do Plano de Dados ao Plano de Orquestração
Autores: Nathan Saraiva (UNICAMP) e Christian Esteve Rothenberg (UNICAMP)

Resumo: Programação de Processadores de Pacotes, Redes definidas por software (SDN) e Virtualização de funções de rede (NFV) são diferentes tecnologias envolvidas na programação de redes, tipicamente conhecido como Softwarização de redes (Network Softwarization). A softwarização está criando as condições para reinventar a rede e as arquiteturas de serviços. Este minicurso tem como objetivos: apresentar uma visão bottom-up na área de programação de redes; abordar os princípios da programação no plano de dados apresentando a linguagem P4; definir a tecnologia de encaminhamento de dados através do protocolo OpenFlow (SDN); apresentar a virtualização de funções de rede na orquestração de serviços; e por fim, discutir os principais desafios na área de programação de redes. Por meio destes objetivos, o minicurso proporcionará aos participantes os principais pontos da softwarização de redes com foco nas tendências atuais para diversas linhas de pesquisa.


Minicurso II - Roteamento Dinâmico em IoT baseado em Requisitos de Aplicações Específicas
Autores: Harilton Araújo (UNIFOR), Raimir Holanda (UNIFOR), Joel Rodrigues (Inatel), Ricardo Rabêlo (UFPI), Natanael Sousa (UFPI), José Filho (UFPI) e Jose Sobral (University of Beira Interior)


Resumo: O minicurso tem por objetivo apresentar os principais conceitos de roteamento em IoT e demonstrar o funcionamento de protocolos de roteamento dinâmico inspirados no RPL. Além disso, apresentaremos uma abordagem para Seleção Dinâmica de Rotas em IoT baseada em Informações Contextuais. Espera-se que ao final do minicurso, os participantes estejam aptos a propor protocolos de roteamento dinâmicos para aplicações específicas de IoT utilizando a abordagem apresentada ao longo do minicurso.


Minicurso III - Construção de Aplicações baseadas em Física: Uma introdução ao ODE
Autores: Danilo da Silva (UFC)

Resumo: Atualmente muitas aplicações gráficas realísticas têm recorrido à física para criar ambientes virtuais fidedignos com a realidade. Para potencializar as habilidades em construir aplicações desse tipo de forma mais rápida e intuitiva são utilizados motores físicos. Este minicurso tem como objetivo apresentar o motor físico Open Dynamics Engine e mostrar como utilizá-lo para desenvolver uma aplicação interativa. Em contrapartida, para isso, serão estudados elementos de computação gráfica na prática com OpenGL e como utilizar a plataforma de desenvolvimento Qt Creator.


Minicurso IV - Processamento Digital de Imagens Médicas com Python e Opencv
Autores: Marcos Vinícius dos Santos Ferreira (UFPI), Edson Damasceno Carvalho (UFPI), Antonio Oseas de Carvalho Filho (UFPI) e Alcilene de Sousa (UFPI)

Resumo: Na área médica, muitas anomalias são diagnosticados a partir de imagens digitais. A detecção precoce dessas anomalias é fundamental para um tratamento mais eficiente e com menos riscos ao paciente, além de aumentar as chances de de prognóstico mais favorável. Com o objetivo de melhorar o diagnóstico médico através de imagens, o processamento digital de imagens estuda requisitos para extrair informações técnicas a fim de melhorar os parâmetros para um diagnóstico mais preciso. Sistemas de apoio a decisão, chamados de Computer Aided Detection/Diagnosis - CAD/CADx, são ferramentas computacionais para auxiliar o diagnóstico médico através de imagens, proporcionando ao especialista uma segunda opinião para um diagnóstico mais preciso. Assim, tem-se como proposta ministrar um minicurso de introdução ao Processamento Digital de Imagens aplicado a Imagens médicas com a biblioteca OpenCV usando a linguagem Python. Deseja-se permitir, através do conteúdo ministrada, uma visão introdutória ao PDI, provendo um maior entendimento no aprendizado com aplicações práticas, despertando um maior interesse e novas idéias para aplicações nas mais variadas áreas do conhecimento.


Minicurso V - Produção de Objetos de Aprendizagem Baseados em Vídeos Interativos voltados para o ambiente TVDi
Autores: Alex de Souza Vieira (UNIFESSPA), Franklhes Santos Carvalho (UFPI), Carlos Soares Neto (UFMA) e Manoel Ribeiro Filho (UNIFESSPA)

Resumo: O minicurso tem como objetivo apresentar aos participantes alguns recursos virtuais e ferramentas de autoria que podem ser utilizados na Produção de Objetos de Aprendizagem Baseados em Vídeos Interativos (OABVI) voltados para o ambiente da TV Digital interativa (TVDi).


Minicurso VI - Uma Introdução ao Go: A Linguagem Performática do Google
Autores: Diego Fernando Sousa Lima (UFPI) e Leonardo Gomes da Silva (UFPI)

Resumo: A metodologia do minicurso consiste em pequenas mesclagens entre teoria e prática. Isso quer dizer que o aluno irá praticar de acordo com que vai aprendendo na parte teórica. O fim da parte teórica dará o restante do tempo integro para a prática onde serão mostrados os paradigmas da linguagem e, se der tempo, a criação da API REST com a linguagem Go. Tudo será apresentado de forma intuitiva e clara para que o aluno que, por ventura, tenha experiencia em outras linguagens, se sinta ambientado com Go.


17 de novembro – 8h30 às 12h30

 

Minicurso VII - Uma Introdução à Robótica Móvel
Autores: Francisco Bruno Rocha (UFPI), Diego Porto Rocha (UFPI), Ranulfo Plutarco Bezerra Neto (UFPI) e Karoline de Moura Farias (UFPI)

Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar uma introdução dos principais tópicos que permeiam a Robótica Móvel, tendo como foco a navegação autônoma de robôs. A navegação é um dos grandes desafios desta área e pode ser subdividido em cinco níveis: Mapeamento de Ambientes, Localização, Planejamento de Caminho, Geração de Trajetória e Execução de Trajetória. A relevância deste minicurso é proporcionar um interesse maior na área de Robótica bem como disseminar conceitos relevantes estudados e pesquisados por diversas universidades, empresas e pesquisadores em todo mundo. A partir desses conceitos, o participante aprenderá os principais tópicos e estudos realizados atualmente no campo da Navegação Autônoma e assim estará apto a estudos mais avançados no tema.


Minicurso VIII - Construindo Microsserviços em Ambiente de Computação em Nuvem
Autores: Washington Almeida (CESAR), Luciano de Aguiar Monteiro (CESAR), Anderson Lima (CESAR) e Raphael Hazin (CESAR)

Resumo: A migração da arquitetura monolítica para a nuvem é um grande problema. O minicurso apresenta uma pesquisa sobre o tema de microsserviço que tem sido adotado como uma solução natural na substituição de sistemas monolíticos, a principal questão está na sua arquitetura. A construção de microsserviços deve ser baseada em padrões adotados pela indústria de software, esse trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada para definição de uma arquitetura para construção em ambiente de computação em nuvem. Na apresentação são abordados questões de segurança e privacidade bem como um padrão arquitetural para implantação.


Minicurso IX - Deep Learning: Uma Introdução às Redes Neurais Convolucionais
Autores: Marcos Vinícius dos Santos Ferreira (UFPI), Kelly Maria da Silva Oliveira (UFPI), Antonio Oseas de Carvalho Filho (UFPI) e Alcilene de Sousa (UFPI)

Resumo: Este minicurso visa abordar os principais conceitos e aplicações das Redes Neurais Convolucionais, além de características particulares, tais como o compartilhamento de pesos, operações comuns nas camadas intermediárias de subamostragem e convolução. Propõe-se que ao final do minicurso possa ser um exemplificado uma rede neural convolucional utilizando a API Keras, no intuito de complementar o aprendizado, visto que Redes Neurais Convolucionais são complexas. Para o exemplo prático será utilizado codificação pronta e testada.


Minicurso X - Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Utilizando Conceitos de Geolocalização
Autores: Vitório Rocha (UFPI) e Ivan Nascimento Filho (UFPI)

Resumo:Este minicurso é destinado a estudantes da área de Tecnologia da Informação que tenham experiência inicial ou avançada em programação e que desejam conhecer as noções básicas do desenvolvimento de aplicativos Android integrados aos conceitos de Geolocalização, aliando os sensores presentes nos aparelhos com as vantagens de uma conexão com a Internet, a API de Geolocalização desenvolvida pela empresa Google permite que desenvolvedores criem aplicativos que possam auxiliar a comunidade, por exemplo, mostrando a localização precisa de hotéis, restaurantes, postos de gasolina, dentre outros.


Minicurso XI - Monitoramento de Tráfego em Redes de Internet das Coisas
Autores: Syllas Magalhães (UFC), Victória Oliveira (UFC), Francisco Nobre Filho (UFC) e Wendley Silva (UFC)

Resumo: De um modo geral, o conceito de Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de objetos através da rede mundial de computadores (Internet), objetos que podem ser desde dispositivos cotidianos, como os encontrados nas casas inteligentes, até equipamentos específicos, como no caso de equipamentos para assistência médica. A massiva quantidade de objetos nesse tipo de rede exige sistemas de comunicação cada vez mais robustos. Recentes avanços nos sistemas de comunicações móveis e nas comunicações máquina-a-máquina (M2M) prometem viabilizar a ascensão da IoT. Entretanto, devido ao alto tráfego de dados e a enorme quantidade de dispositivos conectados, surgem alguns desafios como privacidade e segurança. Este minicurso apresentará uma forma simples de analisar o tráfego de dados em uma rede IoT através do microcomputador single-board Raspberry PI, com foco na análise dos protocolos mais críticos para esse tipo de rede.


Minicurso XII - Introdução a Análise de Dados com Python e Pandas
Autores: Abílio Soares Coelho (IFMA)

Resumo: Este curso tem o objetivo de oferecer uma visão introdutória sobre análise de dados para um público com pouco ou nenhum conhecimento na área. Ao longo do curso serão vistas técnicas para coleta, preparação, análise e visualização de dados, focando sempre em exemplos práticos. Ao final do curso espera-se que os espectadores sejam capazes de desenvolver estudos de caso incluindo coleta e análise de dados oriundos de diversas fontes e apresentados em diferentes formatos.


ENUCOMP

© 2015 Todos os Direitos Reservados. ENUCOMP 2017.
Desenvolvido por TDA Informática