Histórico

Com base na relevância do acesso a novos conhecimentos, bem como na importância do intercâmbio de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de Informática é que o ENUCOMP foi idealizado unindo as instituições de ensino na área de informática do Alto Parnaíba: a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). São parceiros do projeto a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Faculdade Maurício de Nassau (FMN), o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Estácio CEUT), o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFPI), o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba (DELTA TICs) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE).

O ENUCOMP vem se firmando como um dos maiores eventos de tecnologia do estado do Piauí e estados vizinhos da região Nordeste. Em edições anteriores pode proporcionar aos seus participantes, publicações em revistas indexadas como na Revista IEEE América Latina (indexada CAPES Qualis B2) e Revista Brasileira de Computação Aplicada (indexada CAPES Qualis B3).

Na 6ª edição, destaque para os profissionais das empresas Oracle Brasil e ThoughtWorksBrazil, ambas de São Paulo, que tiveram representantes palestrando no evento. Foram realizados workshops de Robótica, Jogos Eletrônicos e Inovação, Ciência e Tecnologia. Em 2014 foi realizado o I Workshop Piauiense de Pós-Graduação em Ciências Computacionais que pretendeu reunir trabalhos de dimensões multidisciplinares e divulgar na comunidade acadêmica as pesquisas realizadas, assim como interagir com pesquisadores de outros Programas e Instituições.

A edição 2015 trouxe a Inovação e o Empreendedorismo como elementos norteadores do evento. Parceria mantida com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE permitiu, em paralelo a programação do ENUCOMP 2015, a Feira do Empreendedorismo 2015, um dos maiores e mais esperados eventos de empreendedorismo do Brasil. Dentre seus produtos foram realizados a Corrida de Startups, direcionado a novos produtos para o segmento do Turismo, e a Zona Empreendedora, com espaço para validação de modelos de negócios e apresentações de pitchs.

Em 2016, o ENUCOMP foi evento satélite do WebMedia 2016, evento nacional realizado em Teresina-PI. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é uma excelente oportunidade de intercâmbio científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. A programação do WebMedia 2016 foi bem diversificada e contou com sessões técnicas de apresentação de artigos científicos, workshops, minicursos e palestras.

Pela posição geográfica da cidade de Parnaíba, porta de entrada turística para a Rota das Emoções (Lençois Maranhenses-Delta do Rio Parnaíba-Jericoacoara), o ENUCOMP congrega público de várias cidades do estado do Piauí e vizinhos. Em média são 350 participantes nas edições anteriores, com destaque para os estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte.

ENUCOMP

© 2015 Todos os Direitos Reservados. ENUCOMP 2017.
Desenvolvido por TDA Informática