Minicursos

Minicursos Aceitos

12 de novembro de 2014 (8 às 12 e das 14 às 18 horas)

Minicurso A - Promovendo sua ideia para um Modelo de Negócio
Autores: Caio Farias Bittencourt, Welk de Oliveira Silva e Patrick Mazulo de Brito
Sumário: O curso visa abordar de forma simples os passos para a construção de uma solução viável de modelo de negócio e sua validação de conversão para um modelo escalável, seguindo como base a metodologia LEAN STARTUP.

Minicurso B - Desenvolvendo Jogos para Android com o framework Cocos2D
Autores: George Max Pereira de Sousa e Adrian Chaves de Oliveira
Sumário: O minicurso permite que seus participantes possam ter as bases teóricas e práticas básicas para o desenvolvimento inicial de seus próprios jogos para Android utilizando o framework Cocos2D. Os participantes serão convidados a participar do andamento do desenvolvimento do jogo.

Minicurso C - Teste de Invasão: Metodologia, Técnicas e Ferramentas
Autores: Felipe Santos Barbosa
Sumário: Aprender de forma prática como aplicar o conhecimento adquirido para fortalecer a rede interna, realizando testes de intrusão e análise de vulnerabilidades de maneira ética e profissional. Visão geral sobre Teste de Invasão, apresentando técnicas e ferramentas que são usadas por Hackers, Crackers e realizar teste de invasão dentro de um cenário que imita a realidade nas empresas.

13 de novembro de 2014 (8 às 12 e das 14 às 18 horas)

Minicurso D - Inspeção das Heurísticas de Usabilidade para Dispositivos Mobile: refletindo sobre a qualidade dos APP
Autores: Bruno Andrade da Silva e Samira e Silva Amaral Ribeiro
Sumário: O curso irá oferecer condições teóricas e práticas, mínimas, que permitam o(a) participante reconhecer a importância da relação: Inspeção de Usabilidade x Qualidade, a partir das Heurísticas  de  Nielsen  e  suas  derivações  chamadas  de  Heurísticas  Mobile  ou  novas heurísticas no contexto de desenvolvimento de software.

Minicurso E - Aplicações para Interface Homem-Máquina baseadas em Automação com Arduino
Autores: Flávio Alves dos Santos e Matheus Pereira Barros
Sumário: Difundir conhecimentos relacionados a implementações com a plataforma Arduino em sistemas automatizados para a realização de tarefas que demandam processamento de sinais de sensores e recepção de dados, com o intuito de controlar circuitos eletrônicos programáveis e, além disso, demonstrar a utilização da Arduino como interface humano-máquina (IHM), onde o usuário possa manipular dados de entrada em um computador através da implementação de bibliotecas específicas que permitam ao Arduino assumir essa função. O processamento e controle em tempo real supervisionado pelo usuário através de sensores, ou botões, capazes de alterar parâmetros desejados do circuito eletrônico através de programação definida pelo projetista/programado.

Minicurso F - Mineração de Opiniões: Desafios e Técnicas
Autores: Francisco Assis Ricarte Neto e Rafael Tôrres Anchiêta
Sumário: O objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos relacionados à Mineração de Opiniões, mostrando as ferramentas mais difundidas para a criação de sistemas de Análise de Sentimentos. Além disso, algumas fundamentações de áreas correlatas (e.g., Inteligência Artificial, Recuperação da Informação, Processamento de Linguagem Natural, etc.) serão discutidas para uma melhor compreensão das principais técnicas utilizadas para Mineração de Opiniões. Por fim, será realizada uma prática experimental para que além de uma boa fundamentação teórica, o minicurso ofereça conhecimentos práticos para o desenvolvimento de sistemas para Análise de Sentimentos.