Resumo de Minicursos

Informações resumidas para cada minicurso


Minicurso A – Introdução ao desenvolvimento de Jogos com Unity 3D

Resumo: Este minicurso faz uma introdução a um dos motores de jogos mais populares, a Unity3D. O participante terá a oportunidade de ver na prática, mesmo que de forma bem sucinta, como alguns dos conceitos abordados no desenvolvimento de jogos são tratados dentro da Unity, através do desenvolvimento de um pequeno jogo.


Minicurso B – Python e Django – Programação de alto nível

Resumo: A abordagem focará uma das linguagens mais utilizadas em programação para Web, o Python, sua sintaxe e bibliotecas. Paralelamente, será enfatizado o uso do framework Django, que promove rápido e limpo desenvolvimento na Web, exemplificando o modelo Model View Controller (MVC).

 

Minicurso C – Arduino e Python: Do It Yourself

Resumo: Minicurso voltado para práticas em automação e robótica, utilizando a plataforma de hardware livre Arduino e a programação Python como elo de ligação entre o hardware e a aplicação de controle. Foco na aplicação de projetos em Redes de Sensores sem Fio.


Minicurso D – Desenvolvendo Aplicações para Google Android

Resumo: Minicurso irá tratar sobre desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis no Sistema Operacional Android. Será desenvolvida uma aplicação de uma biblioteca mobile, onde os usuários podem alugar e reservar livros utilizando um serviço RESTful.


Minicurso E – Mini-Curso de IA

Resumo: O minicurso trará a exposição da teorização dos fundamentos da Inteligência Artificial. Apresentação de um chatterbot via Web, para o conhecimento de um agente inteligente. Interação com linguagens construtivas de conhecimento LOGO e PROLOG.

 

Minicurso F – Utilização do PL/SQL no mercado de trabalho regional, conhecendo os recursos das melhores ferramentas

Resumo: O minicurso objetiva o conhecimento a cerca da programação PL/SQL, através de ferramentas como Oracle SQL Developer, PL SQL Developer, Squirrel SQL. Apresentar cases reais de problemas enfrentados no gerenciamento de uma equipe no desenvolvimento de banco de dados Oracle 11g.

 

Minicurso G – Linked Data: Publicando e Consumindo Dados na Web

Resumo: O minicurso busca prover aos participantes uma fundamentação sólida para publicar e consumir dados na Web de acordo com os princípios de Linked Data. Analisar métodos para publicar e consumir dados seguindo esses princípios. Focar nas ferramentas e aplicações relacionadas a Linked Data atualmente usadas. Destacar as limitações das tecnologias existentes e os desafios e oportunidades de pesquisa sobre Linked Data.


Minicurso H – HTML 5 e CSS3 : O presente e o futuro da Web

Resumo: O minicurso utilizará o desenvolvimento de um projeto de Blog como forma de apresentar os recursos e funcionalidades trazidos pela linguagem HTML5, como estruturas semânticas, validação de formulários, APIs para desenhos gráficos. Também será trabalhado a estilização das páginas Web através CSS3.

 
Enquete
Em sua opinião, qual a plataforma mais interessante para desenvolvimento de sistemas embarcados?
 
Eventos agregados ao ENUCOMP

Maratona de Programação SBC

Maratona de Programação SBC

Twitter
Blog Sistemas e Cia