Minicursos (08 horas cada)

Minicurso 01: Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital Interativa 
Ministrante: Prof. Dr. Fábio GomesGleison Brito Batista (IFPI - Teresina-PI)

Resumo: Este minicurso visa disseminar e abordar conceitos envolvidos sobre TVDI, apresentar os principais aspectos do middleware Ginga e de seus subsistemas (Ginga-NCL e Ginga-J), como também, abordar o desenvolvimento de aplicações interativas utilizando as linguagens NCL e Lua, onde serão apresentados conceitos sobre estas linguagens, como também o relacionamento entre elas. Alguns exemplos de aplicações serão desenvolvidos, demonstrando-se a aplicabilidade dos conceitos discutidos.


Minicurso 02: Cluster de Serviços e Alta Disponibilidade com Software Livre
Ministrante: Patrick Meneses Melo (CET – Teresina-PI)

Resumo: Este minicurso objetiva em um curto espaço de tempo criar um balanceamento de carga de serviços entre servidores e também configurar a alta disponibilidade dos mesmos. Serão obordados conceitos de Cluster de Serviços, com ênfase ao projeto Linux Virtual Server (LVS) - uma solução de balanceamento de carga avançada para sistemas Linux. Outro aspecto fundamental a ser explorado é o de Alta Disponibilidade (Heartbeat) - sistema que utiliza mecanismos de detecção, recuperação e mascaramento de falhas, visando manter o funcionamento dos serviços durante o máximo de tempo possível, inclusive no decurso de manutenções programadas.


Minicurso 03: Criação de Projetos 3D com Blender
Ministrante: Caio Farias Bittencourt (UESPI – Parnaíba-PI)

Resumo: O minicurso será voltado aos estudantes de computação e entusiastas em adentrar no mercado da computação gráfica para criação de jogos, Animações 3D, projetos industriais e arquitetônicos. Serão mostrados conceitos e técnicas necessários para a elaboração e animação de modelos 3D, utilizando a ferramenta Open source Blender, oferecendo funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interativo.


Minicurso 04: Introdução à Engenharia de Software Orientada a Agentes com JaCaMo
Ministrantes: Prof. Dr. Gustavo Campos (UECE - Fortaleza-CE), Prof. Nécio Veras (IFCE - Tiangua-CE)

Resumo: Este minicurso objetiva desenvolver uma introdução aos conceitos fundamentais da Engenharia de Software Orientada a Agentes como um novo paradigma para o desenvolvimento de software que utiliza técnicas de inteligência artificial para resolver problemas de alta complexidade e, para tanto, será utilizado o framework JaCaMo para a programação multi-agente que combina três tecnologias distintas: Jason, Cartago e Moise. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de codificar seus primeiros agentes inteligentes aplicando-os em problemas diversos.


Minicurso 05: Introdução a Redes Neurais Artificiais com a Biblioteca ENCOG em Java 
Ministrante: Raquel Machado de Sousa (UFMA – São Luís-MA)

Resumo: O minicurso tem como proposta abordar aspectos sobre Redes Neurais Artificiais (RNA) e seus principais conceitos, demonstrados através da biblioteca de desenvolvimento Encog utilizada para construção de aplicações com RNAs, que oferece uma gama de possibilidade de aplicação em vários setores. As RNAs por ser uma tecnologia multidisciplinar e que pode atender aos mais diversos propósitos e resolução de problemas, tornando bastante relevante seu estudo e apresentação.


Minicurso 06: Introdução ao Robocode utilizando Java para construir e destruir Robôs 

Ministrante: Luís Bruno, George Max e Darielson Araújo (UESPI – Parnaíba-PI)

Resumo: Este minicurso tem como objetivo aprofundar os conhecimento necessário para a elaboração de aplicações com programação avançada em Java, tendo em vista a implementação de forma ágil de Robôs para batalhas no ambiente simulado. Será utilizado durante o curso o Robocode - jogo educacional de código aberto feito em Java, em que você deve programar o comportamento e as reações de pequenos Robôs.

Share