PALESTRAS

Redes Neurais Convolucionais: revolução em visão de máquina usando big data
Flávio Henrique Duarte de Araújo

Resumo: Fala sobre o que são Redes Neurais Convolucionais (CNNs) e qual o seu impacto na área de visão computacional. Como o aumento da disponibilidade de grandes repositórios de dados (Big data) tornou possível utilizar CNNs para as mais diversas tarefas e, em muitos casos, com uma precisão maior que a do ser humano. Ainda nessa palestra, irei falar sobre a experiência obtida no período de um ano pesquisando na University of California - Berkeley e no Lawrence Berkeley National Laboratory.
Diagnóstico por imagem: uma segunda opinião utilizando Deep Learning
Alcilene Dalilia de Sousa

Resumo: O processamento digital de imagens (PDI) é uma área que vem em crescente e notória pesquisa em todo o mundo. O PDI em conjunto com técnicas de reconhecimento de padrões, em especial as abordagens baseadas em Deep Learning estão possibilitando o desenvolvimento de ferramentas computacionais que auxiliam os especialistas de uma determinada área na tomada de decisões. A grande aplicabilidade e adaptabilidade do PDI é um grande atrativo para as pesquisas nessa área.
Programas de organizações de agentes artificiais racionais em ambientes difíceis
Gustavo Augusto Lima de Campos

Resumo: A concepção do programa de uma organização de agentes artificiais racional, adequada a realizar objetivos em um ambiente de tarefas parcialmente observável, não determinístico, sequencial, dinâmico, desconhecido e multiagente competitivo, não é uma tarefa trivial. Por exemplo, pode ser um programa para controlar um time de veículos autônomos visando competir com outros times de veículos e conquistar determinadas áreas de alto valor econômico em regiões desconhecidas, ou um programa para controlar um time de agentes em um campo de batalha virtual em um jogo eletrônico de guerra ou no ciberespaço, onde podem ocorrer ataques cibernéticos anônimos direcionados a sistemas militares e qualquer cidadão comum, em qualquer lugar do mundo. Apesar de o desenvolvimento tecnológico atual estar em plena evolução, muito pouco do que já se sabe vem sendo utilizado na concepção deste tipo de programa. A maioria dos trabalhos sobre o assunto ainda emprega referenciais teóricos adequados para a concepção destas organizações artificiais em ambientes observáveis e determinísticos, e/ou em que os agentes não conhecem a organização institucionalizada. Esta palestra visa apresentar, de maneira informal e por exemplos desenvolvidos na plataforma de simulação NetLogo, algumas das principais adaptações no referencial teórico mencionado objetivando a concepção de programas de organizações de agentes artificiais que sejam realmente capazes de realizar objetivos em ambientes de tarefas difíceis.
Jogos e Engenharia de Software: Medidas para derrotar o monstro da desorganização de projetos
Ruhan Carvalho Vieira Bello

Resumo: Durante a palestra, irei expor um dos grandes problemas existentes no desenvolvimento de projetos computacionais: o crescimento contínuo da desorganização dos códigos em um projeto, na medida em que este se torna mais duradouro e mais complexo. Este é um problema clássico que destrói projetos de pequeno, médio e grande porte, pois pensar e organizar antes de agir é algo que programadores evitam, principalmente mediante deadlines apertadas. Irei então explicar o papel da Engenharia de Software na solução para este tipo de problema, demonstrando exemplos de técnicas bastante úteis utilizadas no desenvolvimento de jogos.
Desconstruindo o Pensamento Empreendedor
Marcus Vinícius Dantas Linhares

Resumo: Partindo do princípio, de Peter Drucker, que inovação é a mudança de comportamento de agentes no mercado, como fornecedores e consumidores [de qualquer coisa], a proposta se justifica pelo interesse de difundir aos estudantes, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em empreendedorismo, uma demonstração das transformações e impactos causados pela relação entre novas vertentes de educação, inovação e negócios.
Limites entre o real e o virtual e a sua relação com o futuro da infraestrutura de telecomunicações para a Internet das Coisas (IoT)
José Valdemir dos Reis Junior

Resumo: “A Internet vai desaparecer”, essa foi à declaração de Eric Emerson Schmidt, ex-CEO do Google, presidente e ex-chefe executivo (CEO) da Alphabet Inc. Qual a relação desta afirmação com o estabelecimento dos limites entre o “mundo real e o virtual”? A Internet das Coisas ou *Internet of Things* (IoT), refere-se à integração de objetos físicos e virtuais em redes conectadas à Internet, que tem representado um grande salto na capacidade de coletar, analisar e distribuir dados que podem ser transformar em informações. Nesse contexto, será abordado na palestra exemplos de aplicações de IoT relacionadas a crescente demanda por largura de banda, bem como as propostas das tecnologias a serem adotadas nas futuras infraestruturas de telecomunicações com o objetivo de atender as novas demandas oriundas da grande rede das “coisas”.
Aceleração e os Ciclos da Vida de uma Startup
Victor Almeida

Resumo: Existem lgumas fases bem características na evolução de uma Startup. Assim como uma pequena empresa tem grandes chances de morrer nos seus primeiros cinco anos, startups têm uma chance ainda maior de morrerem nos cinco primeiros meses. Com toda essa incerteza, cumprir cada fase da forma correta é crucial para acelerar seu sucesso. A palestra irá abordar as fases de definição de produto, como modelo de negócio, elevador pitch e mockup; além das fases de definição de mercado, como produto mínimo viável, break-even e product-market fit.

ENUCOMP

© 2015 Todos os Direitos Reservados. ENUCOMP 2017.
Desenvolvido por TDA Informática