Palestra A – De pé com o Gerenciamento de Projetos
Palestrante:
M.Sc. Cássio Germando Gurgel Soares (PORTFOLIO Gestão e Capacitação - Fortaleza/CE)

Resumo: Serão abordados assuntos como o processo de seleção, priorização, planejamento, controle e avaliação de resultados em projetos,  bem como os principais benefícios observados para o seu bom gerenciamento. O palestrante tratará estes temas de forma criativa e inovadora através do paralelo entre o gerenciamento de um projeto pessoal e projetos organizacionais.


Palestra B – Desenvolvimento ágil de software: para de fazer ágil e comece a ser ágil

Palestrante: Dra. Claudia de Oliveira Melo (ThoughtWorks Brazil - São Paulo/SP)

Resumo: O mundo hoje é repleto de sistemas: a tecnologia está bem difundida em muitos setores, produtos e serviços. Hoje desenvolvimento de software é quase uma commodity: sempre há um João na esquina que promete entregar software. Métodos ágeis surgiram para ajudar times e organizações a entregarem software mais rápido e com maior qualidade em um mercado extremamente competitivo e turbulento. No entanto, não basta usarmos práticas e tecnologias do mundo ágil para termos sucesso. É preciso *ser* ágil, abraçar valores e princípios. Neste bate-papo vou compartilhar um pouco da minha experiência sobre agilidade e dar dicas que podem ajudar os futuros profissionais de tecnologia a se posicionarem frente aos desafios atuais e serem, de fato, ágeis.


Palestra C – Estudar e trabalhar em Computação no mercado "agora" das nuvens

Palestrante: Marcos Ercilio Couto (ORACLE Brasil - São Paulo/SP) 

Resumo: O mercado de computação mudou muito nos últimos anos, mas estudantes que escolhem esta área ainda enfrentam as mesmas inseguranças das décadas passadas. Pode até existir a certeza da paixão pela área, mas oportunidades se modificam enquanto   se prepara para as mesmas. A computação então não é o objetivo do estudante, mas a ferramenta "secreta" que ele precisa para se posicionar na área. Vamos analisar algumas amostras da vida profissional de computação no Brasil e no mercado de alta tecnologia e de que maneira a computação se torna diferencial, buscando inspirar o jovem estudante na construção de seu espaço de trabalho. Vamos apresentar também algumas características do trabalho na área de computação "nas nuvens".


Palestra D – Desafios das próximas gerações de Redes Ópticas de Transporte

Palestrante: Dr. André Castelo Branco Soares (UFPI - Teresina/PI)

Resumo: A tecnologia de redes ópticas com roteamento de comprimento de onda amadureceu e, atualmente, apesar de alguns limites, é a forma mais apropriada para suportar a crescente demanda de tráfego nas redes de transporte (backbones) que compõem as infraestruturas de telecomunicações da Internet. Essas redes utilizam a multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM – Wavelength Division Multiplexing), em que a largura de banda de uma fibra é loteada em diferentes raias espectrais com espaçamentos uniformes, chamadas de comprimentos de onda. Um caminho óptico é formado pela concatenação, nos nós roteadores, de alguns comprimentos de onda em diferentes fibras sem que o sinal saia do domínio fotônico. Com WDM, vários caminhos ópticos em diferentes comprimentos de onda podem ser estabelecidos de forma simultânea em uma mesma fibra óptica, possibilitando o uso da ampla largura de banda da fibra. Nos últimos anos, diferentes variações de redes ópticas WDM vem sendo estudadas para viabilizar soluções de alta taxa de transmissão, qualidade de serviço e viabilidade de implantação. Esta palestra tem como objetivo apresentar os principais conceitos e desafios das futuras redes ópticas de transporte.


Palestra E – Startups e Computação em Nuvem: a Combinação Perfeita

Palestrante: Dr. Flávio Rubens de Carvalho Sousa (UFC - Quixadá/CE)

Resumo: Computação em nuvem tem impulsionado o surgimento de startups, principalmente devido à capacidade de alugar processamento e armazenamento de forma transparente e sob demanda. A Nuvem fornece um conjunto de características fundamentais para as startups, tais como escalabilidade, disponibilidade, desempenho, elasticidade, qualidade de serviço e redução dos custos. Neste contexto, destaca-se a Amazon Web Services (AWS), principal provedor de infraestrutura em nuvem que possibilitou a construção de diversos startups como Netflix, Dropdox, Instagram e Peixe Urbano, por exemplo. Esta palestra tem como objetivo apresentar os principais conceitos sobre startups e computação em nuvem, destacando a utilização da nuvem na construção de startups, além de boas práticas neste contexto.

Share